Chuyển đến nội dung chính

Operação Lava Jato diminuiu durante o Governo Temer


Durante a sabatina no Senado que aprovou a indicação de seu nome para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro, Alexandre de Moraes alegou que, ao longo de seu mandato no Ministério da Justiça, a Operação Lava Jato foi reforçada com “mais delegados, mais agentes, mais peritos, mais orçamento”. O Truco – projeto de checagem de dados da Agência Pública – entrou em contato com diversas fontes para analisar a fala. Os números obtidos mostraram que a afirmação de Moraes é falsa. A Lava Jato na verdade encolheu durante o Governo Temer.
A reportagem levou cerca de dois meses para conseguir informações detalhadas sobre o histórico da operação. Primeiro foi procurada a assessoria de imprensa da Polícia Federal, em Brasília. Foram solicitados dados que mostrassem evolução no número de delegados, peritos e agentes envolvidos desde o início, além do orçamento dedicado à Lava Jato. A PF afirmou que não poderia repassar os números, porque “não fornece dados sobre orçamento e quantitativo de servidores atuando em operações em curso”. Segundo o órgão, “tais informações são classificadas”.
Diante disso, a reportagem fez um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI), solicitando o número de peritos, delegados e agentes envolvidos na Operação Lava Jato por mês, a partir de março de 2014 até fevereiro de 2017. Também foi solicitada a parcela do orçamento executado da Polícia Federal destinado à Operação Lava Jato de março de 2014 até fevereiro de 2017.
Quase um mês depois, o Serviço de Informação ao Cidadão da Polícia Federalenviou uma resposta ao pedido. De acordo com o documento, parte da solicitação não poderia ser atendida pois “informações que envolvem a mobilização de policiais federais possuem classificação de segurança secreta”. Não foram informados, na resposta, o número de peritos, delegados e agentes empregados na Lava Jato.
A reportagem recorreu da decisão, argumentando que no próprio site da Polícia Federal são divulgados números relativos à operação que incluem uma estimativa do número de policiais envolvidos. Mais de 15 dias após o prazo final da LAI e seis dias após uma reclamação formal da reportagem junto ao serviço de comunicação da Polícia Federal, o número de policiais envolvidos em cada fase da Lava Jato foi recebido.

Os dados da PF

Segundo o primeiro documento enviado pela PF, ainda que a operação tenha se iniciado em fevereiro de 2014, somente em 2016 a unidade passou a receber recursos orçamentários destinados especificamente para a Lava Jato. “Entre 2014 e 2015 os recursos empregados originaram-se, em geral, do próprio orçamento da Polícia Federal, ao passo que a partir de 2016 iniciou-se o procedimento de criação de rubricas específicas para a Lava Jato”, afirma o documento.
A pasta revelou valores estimados, compostos por despesas com diárias e passagens, além de material de consumo, material permanente e outros serviços à disposição da operação, tais como vigilância, combustíveis, limpeza, suporte de informática. Veja na tabela enviada pela Polícia Federal o gasto com a operação por ano:
Vale lembrar, no entanto, que em 2014 a Lava Jato teve início apenas em fevereiro. Além disso, os dados de 2017 foram contabilizados apenas até o mês de março. O orçamento médio por mês da Lava Jato aumentou de 2014 para 2015 mais de 900%. Entre 2015 e 2016, o aumento foi menor, de 14%. Já de 2016 para 2017, o orçamento médio mensal da operação caiu 68%. Veja as médias mensais na tabela abaixo:
Na resposta ao segundo pedido feito via LAI, a equipe da PF enviou ainda a orçamento executado da operação, mês a mês, desde seu início até março de 2017.

Lava Jato sob Moraes


Alexandre de Moraes foi ministro da Justiça de 12 de maio de 2016 até 22 de fevereiro de 2017, ou seja, por nove meses e dez dias. No tempo em que ocupou o cargo, o orçamento da Lava Jato foi de R$ 2,02 milhões. Em comparação, de maio de 2015 a fevereiro de 2016, quando o ministro era José Eduardo Martins Cardozo, o orçamento da operação foi de R$ 3,57 milhões. O gasto foi 43% menor durante a gestão de Moraes em relação ao mesmo período. Portanto, é incorreta a afirmação de que a Lava Jato foi reforçada com mais orçamento. Quando ele esteve à frente do Ministério da Justiça, responsável pela Polícia Federal, o orçamento da operação foi reduzido.
Os dados fornecidos pela Polícia Federal relativos ao número de servidores envolvidos na operação Lava Jato são inconclusivos. A tabela feita pela corporação traz o número de policiais que trabalharam em cada fase da operação. No entanto, é impossível calcular o total de servidores, já que o mesmo trabalhador pode estar envolvido em mais de uma fase da Lava Jato.
Além da queda no orçamento apontada pela análise dos dados da PF, o Truco apurou ainda que associações de agentes da Polícia Federal acusam falta de apoio à operação por parte da instituição. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) emitiu, em fevereiro, uma nota solicitando que Michel Temer alterasse a direção-geral da PF. Segundo a associação, a atual diretoria não estaria atendendo às necessidades do órgão. “Sua constante omissão vem causando o enfraquecimento da instituição, pois não promove o apoio devido àqueles que se dedicam às grandes operações”, afirma a entidade no documento. A reportagem entrou em contato com a ADPF e pediu relatórios e levantamentos que mostrassem a suposta omissão da entidade em relação às grandes operações. A assessoria de imprensa da associação não enviou documentos nem concedeu entrevista à reportagem.

Conclusão

Com base nos dados fornecidos pela Polícia Federal, é impossível saber a evolução do número de delegados, agentes e peritos na Lava Jato desde 2014. Os dados de servidores envolvidos em cada fase, contudo, não mostram aumento em volume durante o governo Temer, ou seja, sob a gestão de Moraes. Já a quantidade de recursos, item fundamental para o funcionamento das investigações, teve redução significativa. O orçamento executado caiu 43% no período em que Alexandre de Moraes comandou o Ministério da Justiça. Assim, a análise de dados oficiais e de outras fontes demonstra que a afirmação do atual ministro do STF, de que houve crescimento da Lava Jato em sua gestão, está incorreta.

Nhận xét

Bài đăng phổ biến từ blog này

프듀하는 동안 눈에 띄게 살이 빠진 연생

최근 프로듀스 촬영하면서 초반에 비해 눈에 띄게 살이 쭉쭉 빠진 연습생이 있음ㅜㅜ 그 연생은 바로 플레디스 최민기.. 초반에는 이렇게 오동통한 볼살도 붙어 있었음  그런데 회를 거듭할 수록.. 점점 말라가더니.. 그 마름이 불장난 때 피크가 됨 부쩍 없어진 볼 살 보이시나요ㅠㅠ 이분 원래 대존잘인데.. 수척해진 볼살때문에 맴이 찢어짐ㅜㅜㅜ  옆에서 보나 앞에서 보나 어느각도에서도 살이 부쩍 빠진 느낌임 근데 이렇게 프듀를 시작하고 몸 상태 안 좋아진 건 최민기 뿐만이 아님 참새씌는 대상포진에 걸린 채로 무대까지 오름 대상포진은 스트레스를 많이 받거나 피곤하면 생기는 병임 지금 연습생들이 얼마나 스트레스를 많이 받고 있는지 확 와닿음.. 김태민 연습생은 장 폐색증으로 하차함.. 연습생들의 건강 상태가 심각하게 걱정됨.. 그래도 최근에 경연 끝나고 쉬는 동안 잘 쉬었는지 최근 출근 프리뷰에선 살이 좀 붙은 모습을 볼 수 있음 얼마나 보기 좋음 ㅠㅠㅠ 스트레스 받으면 밥 잘 못먹는다는 말이 생각나서 더 마음 아픔ㅜㅜ 경연하는 동안 얼마나 스트레스 많이 받았다는 거임 ㅠㅠ 제발 잘 먹어달라고 붙잡고 사정하고 싶음ㅠㅠ

용감하고 대담한 자를 위한 기숙사. 대담함, 기사도 정신

기숙사장+그리핀도르 퀴디치 팀 주장. 그러면...추격꾼. 7학년. 지팡이는 호두나무+용의 심장 줄. 혈통은 순혈. 인성도 좋고 성격도 엄청 좋기로 유명했으면. 누구에게나 친절하고 그만큼 인기도 되게 많은데 슬리데린 애들만 굉장히 싫어함. 자기 말로는, 가장 좋아하는 과목은 비행술. 그리핀도르 애들 중에서 지팡이 외관이 가장 멋있는 걸 갖고 있어서 애들이 많이 구경했으면 좋겠다. 애완동물로는 고양이. 애칭은 대니. 비행술을 가장 좋아하긴 하지만 그것보단 신비한 동물 돌보기 과목 성적이 훨씬 잘 나왔으면. 동물을 워낙 아껴서, 성적은 안정권. 순혈이지만 슬리데린 애들을 굉장히 싫어하기 때문에 그쪽 기숙사에선 평판이 안 좋았으면 괜찮겠다. 김사무엘 그리핀도르 대표 비글 1. 그리핀도로 퀴디치 팀 수색꾼. 4학년. 지팡이는 물푸레나무+유니콘 꼬리털. 혈통은 혼혈. 엄청 잘 떠들고 잘 웃고 잘 노는 바람에 귀여운 사고도 많이 치지만 O.W.L 시험 치면 맨날 성적도 엄청 우수해라, 이해할 수 없게도. 특기는 변신술, 변신 마법에 엄청난 자신감을 보이지. 대신에 머리를 엄청 써야 하는 약초학이나 점성술 이런 건 별로 안 좋아했으면 좋겠다. 근데 성적은 좋겠지. 애완동물로는 수리부엉이. 수색꾼이니까 빗자루도 되게 잘 타겠지? 사감 선생님의 적극 추천으로 2학년 때부터 지금껏 계속 그리핀도르 수색꾼이었으면. 현재 장래 희망은 프로 퀴디치팀의 수색꾼. 옹성우 7학년. 지팡이는 버드나무+용의 심장. 애완동물은 딱히 안 키우고. 혈통은 머글. 수장 비글...대장 비글... 처음엔 얼굴이 저래 냉미남미 뿜뿜이라 모자가 슬리데린에 넣어야 하나 엄청 고민했는데 애가, 요래 생긴거임, 요래...ㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋㅋ 능글미 엄청 대단하고 강다니엘이랑 제일 친한 친구였으면 함. 티가 나는 장난을 많이 치는 건 아니고 그냥 성격이 기숙사 분위기 메이커라는 거임. 제일 좋아하는 건 머글 연구. 왜냐면 ...

'프로듀스101 시즌2' 강다니엘·임영민, 부정행위 패널티가 약하다? 견제픽 희생자 김사무엘은 '억울'

 주한별 기자] 말도 많고 탈도 많은 '프로듀스101 시즌2'다. 불미스러운 일로 도중하차한 연습생도, 부정행위로 비난을 받은 연습생도 있다. 특히 문제가 된 부정행위는 SNS를 사용한 부정행위다. '프로듀스101 시즌2'에서 연습생들은 합숙 하는 동안 핸드폰을 사용할 수 없다. '프로듀스101 시즌1'의 전소미는 최근 '아이돌 드라마 공작단'에 서 "너무 엄마에게 연락하고 있어서 영어마을에 들른 학생들에게 먹을것을 사주고 전화를 빌렸다"고 고백하기도 했다.     시즌1의 여자 연습생들이 스파르타 연습을 했던 것에 비하면 '프로듀스101 시즌2'의 남자 연습생들은 자유로워보인다. 특히 SNS를 이용한 부정행위에 국민 프로듀서들은 분노를 감추지 못하고 있다.  먼저 문제가 불거진 것은 인기 연습생 강다니엘이었다. 강다니엘은 SNS를 이용, 자신이 원하는 곡을 팬들에게 알리며 해당 곡으로 투표를 유도했다. SNS 이용해 순위에 영향을 끼칠 ...